No próximo dia 16 de junho o Território Amarok promove mais uma edição do Curso Básico de Direção 4×4 para os apaixonados por off-road e 4×4 aprimorarem seus conhecimentos de direção. O curso acontece no Haras Tuiuti, no município de Tuiuti, São Paulo ao longo de todo o dia. As aulas serão realizadas com intuito de que o aluno conheça os limites do 4×4, dirigindo na lama, em trechos alagados, inclinados, com erosão e em diversos outros terrenos e situações adversas.

O objetivo do curso é apresentar técnicas de off-road com aulas teóricas e práticas e fazer com que o aluno descubra todos os recursos oferecidos pela Amarok em situações fora da estrada, preservando a integridade do veículo e mantendo os ocupantes sempre em condições seguras. A equipe de professores é formada por instrutores qualificados da TSO Brasil. São profissionais com muitos anos de experiência na condução de veículos 4×4, test-drive, construção de pistas, viagens e expedições para veículos 4×4.

O curso é dividido em dois momentos. Na parte teórica serão apresentados os conceitos fundamentais para a condução de veículos 4×4 e nas aulas práticas os alunos vão testar os fundamentos adquiridos com o auxílio do instrutor. O aluno do Curso Básico 4×4 chegará ao final do dia com pleno conhecimento de todos os recursos do veículo, bem como de técnicas off-road, elevando a sua direção 4×4 a um novo grau de experiência, com mais segurança, técnica e qualidade.

Os participantes vão enfrentar diversos obstáculos que reproduzem a maioria das situações encontradas nas trilhas, como transposição de obstáculos, subidas e descidas de extrema inclinação, condução em terrenos difíceis, travessias, inclinação lateral e outros. São técnicas importantes também para viagens e para o dia a dia do motorista, pois o uso correto de um 4×4 representa mais segurança e economia com a manutenção do veículo.

Para participar não é necessário possuir um carro 4×4 já que as aulas práticas serão realizadas com uma Amarok oferecida pelo curso, onde o aluno dirige acompanhado de instrutor. É obrigatório ser maior de 18 anos e ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. Acompanhantes do motorista não participam das aulas práticas, somente das teóricas. A idade mínima para o acompanhante é de seis anos.

Conteúdo

Os alunos vão conhecer mais sobre as funcionalidades da tração 4×4, diferenciais e bloqueios, suspensão e freios, pneus (tipos, pressão e sua influência no off-road) e recursos específicos da Amarok como ESP, controle de tração, assistente de subida, assistente de descida, reduzida e ABS. Também terão orientações sobre ângulo de entrada e saída, resgate, segurança, equipamentos e preparação básica para a Amarok, manutenção, cuidados pós-trilha e transposição de obstáculos (inclinação lateral, aclives e declives, travessias em rio, lama e terrenos alagados e condução em terrenos difíceis com lama, areia, dunas, rochas e matas.

Programação

A programação inicia às 8h30min com café e credenciamento e a aula teórica começa às 9h30min. As aulas práticas acontecem às 11h e às 13h30min, com um intervalo para almoço entre as aulas. Ao final da tarde os alunos participam de um café onde receberão a sua avaliação e certificado.

Investimento

O investimento é de R$ 950,00 para o piloto e de R$ 250,00 para o acompanhante. Estão inclusos no valor da inscrição de piloto todas as atividades do curso como as aulas teóricas e práticas, alimentação, kit participante, certificado de conclusão e o uso da Amarok nas aulas práticas. Estão inclusos no valor da inscrição de acompanhante as aulas teóricas, alimentação e kit participante.

Mais informações sobre os cursos, a programação completa e as inscrições podem ser acessadas no site www.territorioamarok.com.br.

As atividades deste ano do Território Amarok tem patrocínio da SFI CHIPS.

Além das duas edições do Cursos Básico de Direção 4×4, o projeto também realizou o curso inédito de Direção Segura e o Curso Avançado 4×4. Também foram promovidas as expedições de Brotas, Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina. Já o Rally do Mercosul, competição de rally regularidade, acontece entre os dias 6 a 14 de julho, terá largada em Campinas (SP) e chegada em Colonia Del Sacramento (Uruguai). As inscrições já estão abertas no site da Território Amarok para as categorias Graduados, Turismo Light e Expedition.

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.
Fotos: Helora Moraes e Vinicius Ferraz
Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4