No último sábado, dia 17 de março, a Trancos & Barrancos abriu a temporada da Copa SC Racing (antigo Rally SC) conquistando pódios nas categorias Graduados e Turismo em São Bento do Sul. Foram mais de 80 veículos 4×4 e 4×2 distribuídos nas categorias Master, Graduado, Turismo, Novatos 4×4, Pais e Filhos 4×4, e ainda, Universitário-Graduado, Universitário-Novato e Universitário-Família, além da categoria Cidade, que não pontua pelo campeonato. As duplas da Trancos & Barrancos enfrentaram uma prova com 128 quilômetros de percurso e duração de 3h30min em um trajeto que passou pela Expoama, pelo Autódromo do Moto Clube de São Bento e adentrou as fazendas do interior de Campo Alegre.

Ao final da prova, a Trancos & Barrancos comemorou o título da Graduados, além das ótimas colocações das quatro duplas que representaram a equipe gaúcha em Santa Catarina. O piloto Rafael Cardoso, de Novo Hamburgo, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí, foram os grandes campeões na Graduados e o piloto Lauro “Papael” Gomes, de Itapema-SC, e o navegador Alexandre Rech, de Caxias do Sul, conquistaram o quarto lugar.

Na Turismo, a dupla de Porto Alegre formada por pai piloto e filho navegador, Giovani Mello e Pedro Mello, ficaram em terceiro. A outra dupla da Trancos & Barrancos que também é formada por pai na pilotagem e filho na navegação encerrou a prova em sexto lugar, na trave do pódio. O piloto Carlos Ruschel e o navegador Eduardo Ruschel são de Gravataí.

Segundo Rafael, a prova de São Bento do Sul teve a marca da organização, foi curta, intensa, precisa e bem medida, alternando trechos de alta e baixa velocidade e com muitos trechos de pista. “Isso proporciona maior chance de erro, mas também premia quem faz uma prova limpa do início ao fim. Andamos muito bem e sabíamos que algum resultado viria. A vitória é sempre difícil e depende de uma série de fatores, por isso vencer essa prova foi muito importante para nós. Conquistar o primeiro lugar com um grid tão qualificado como o que tínhamos valoriza ainda mais o que conseguimos”, ressalta o piloto campeão da Graduados.

Já o navegador Alexandre Rech conta que não competia desde o final do ano passado e destacou os desafios da prova organizada pelo diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa. “Foi bem impactante porque logo na largada o desafio era percorrer uma pistinha onde a maior reta deveria ter uns 60 metros, então era direita e esquerda o tempo todo. No ano passado essa mesma pistinha foi usada no Transcatarina e eu errei várias vezes, mas nesse ano deu pra fazer uma prova bem limpa”, comenta.

Alexandre estreou nova dupla em São Bento do Sul. Correndo ao lado do piloto Papael, o navegador precisou vencer a falta de entrosamento para garantir o pódio na categoria. “Faltou um pouquinho de entrosamento, mas de forma geral eu acho que a gente vai evoluir bastante e incomodar um pouco no campeonato. A prova ainda passou por um estradão e a gente pegou uma fazendinha em um lugar fechado sem muita dificuldade. Na parte final andamos no autódromo e lá é muito complexo porque tem muito elemento diferente para rally, pouca gente passou ilesa lá sem se perder”, afirma o navegador.

A próxima prova da Copa SC Racing acontece em Gravatal no dia 21 de abril. A realização da competição é de SC Racing e a supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc).

Fotos: Divulgação SC Racing
Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.