Jari-Matti Latvala é o lider do WRC Suécia 2017 após superar Ogier em uma noite super disputada na primeira SS do campeonato realizada em Karlstad. O Finlandês pilotando seu Toyota Yaris conseguiu travar o cronometro 0.9 segundos antes que Ogier, o vencedor do rally anterior Monte-Carlo 2017, em uma emocionante disputa mano a mano. Entretanto, enquanto Latvala foi alçado ao primeiro lugar, Ogier só conseguiu garantir a quinta colocação já que apenas um segundo conseguiu acumular outros quatro pilotos.

.

.

Perguntado se tudo foi bem, Latvala respondeu:

“Tudo está melhor do que simplesmente bom. Agora só preciso segurar os cavalos e manter um bom ritmo amanhã, isto será importante”.

O finlandês, que terminou o Rally Monte-Carlo 2017 em segundo lugar, ficou a 0.6 segundos de Neuville e seu Hyundai i20 WRC, o belga (Neuville) segurou Tanak por 0.2 segundos, mas Neuville não ficou satisfeito e declarou:

“Usei os pneus do Shakedown que achei não estarem novos, mas bons o suficiente para o primeiro estágio. Não foi um excelente estágio, mas foi bom o suficiente, só não estou muito feliz com o resultado. O percurso tem suas pegadinhas, planejo melhorar”.

.

.

No recheio do sanduíche entre Neuville e Tanak, Dani Sordo! Que conseguiu superar Craig Breen. Ainda entre os seis melhores, Mads Ostberg que foi o mais rápido no Shakedown, aonde derrotou o Citroen C3 de Kris Meeke. Ninguém encontrou maiores problemas em seus carros, apesar da escovada bem forte que Paddon deu com seu carro na barreira de pneus ficando na 11º colocação.

.

Por Rodrigo Souza, Diários de Judith